De muitas mensagens que recebi na época natalícia, destaco uma em especial que partilho convosco. Sobre a unidade que as diversas formas de vida constituem, a mensagem em http://www.youtube.com/watch?v=QlpB3PKZ9pU&feature=related leva-nos a reflectir na forma como integramos o "todo". Esta é uma perspectiva que nos posiciona para uma acção de valorização e de partilha mais abrangente...
Feliz Ano novo!! Anabela ![]() Já temos mais quatro árvores no nosso espaço exterior e tudo graças ao facebook, onde disse que gostaria de receber de presente um Loureiro. Dois dias depois, a professora Graça Tavares trouxe um loureiro, ainda muito pequenino que foi transplantado para um vaso e, está dentro da estufa, mais protegido, até que esteja maior e possa passar para os terrenos exteriores. Entretanto, vários outros amigos espalhados por aí se ofereceram para nos mandar um loureiro e, hoje, chegou pelo correio, muito bem embrulhadinho, não só um loureiro, mas também um castanheiro e um pézinho de azevinho. Foram oferta do José Pinho, um amigo do grupo das fotografias e viajaram desde Estarreja até Setúbal, apenas porque as pessoas são assim. Um grande obrigado da equipa do Bocage + Verde à Graça e ao Zé. ![]() Hoje foi também o dia em que levámos as primeiras azeitonas deste ano para os professores e funcionários provarem. Apanhadas das nossas oliveiras, foram tratadas e temperadas por nós, seguindo os ensinamentos da D. Lurdes e de alguns professores que o fazem há anos. Adicionamos-lhes alho, pimento vermelho grelhado e o cebolinho que temos no jardim de cheiros e ficaram uma delícia.
As verdes, uma celha quase cheia, ainda não estão prontas. Este ano, reservamos a sua distribuição para depois do Ano Novo. E como não podia deixar de ser, aqui deixamos novamente votos de que adiram ao nosso projecto. Estão a chegar as árvores e produtos hortícolas que necessitam ser plantados e todas as mãos serão muito bem vindas. Apesar do grupo do ano passado continuar a trabalhar na zona da estufa e jardim, este ano, os horários de professores e alunos não são compatíveis e, por isso, apenas se consegue ir trabalhando com a boa vontade que a turma do 8ºG continua a demonstrar. Todas as quartas-feiras eles prescindem da sua hora do almoço e vêm colaborar na limpeza e manutenção da estufa e espaço exterior circundante. ![]() Na estufa, ainda nos falta terminar a limpeza do terreno para replantar os produtos que darão frutos a partir da Primavera e toda a gente que quiser colaborar, será muito bem vinda, Nas próximas duas semanas, teremos que terminar a limpeza, espalhar a terra nova e, finalmente, plantar os novos produtos hortícolas, para que finalmente, se comece a ver trabalho feito. Em Outubro retirámos o primeiro composto obtido a partir dos verdes e secos da estufa e espaços exteriores e colocámo-los no espaço interior na zona onde iremos plantar melões e melancias, no início do próximo ano. Quanto ao espaço exterior, apenas conseguimos apanhar as azeitonas das quatro oliveiras que temos e estamos a curti-las para mais tarde termos o prazer de as comer, preferencialmente acompanhadas por uma bela sopa feita com os produtos da horta. Este ano, ao contrário do ano anterior, apanhámo-las verdes e esperamos que o resultado seja excelente porque as oliveiras foram sendo regadas ao longo do ano lectivo passado e a colheita foi muito superior à que obtivemos antes.
Em tempos de crise, use-se a chuva para poupar dinheiro! O engenho revela-se com a necessidade de baixar os valores das facturas. Imaginamos quanto dinheiro uma escola gasta mensalmente com o consumo de água?... Apuraremos os valores que não devem ser moderados. Se tivermos em consideração que muita dessa água da rede pública servirá apenas para casas de banho e balneários, que tal utilizarmos água da chuva? Com um investimento inicial recuperável ao fim de 2/3 anos, haverá desvantagens? Não nos ocorrem nenhumas.
Mais informações em: http://www.soliclima.com/index.html E porque as dificuldades económicas e sociais existem, pensemos para além das nossas necessidades e partilhemos alegrias. Esta é uma proposta do grupo da Biblioteca da nossa escola que vos apresentamos. O desafio está lançado. Que este seja apenas o primeiro.
NATAL, UM LIVRO, UMA PRENDA! O Natal é, sem dúvida, uma época festiva! Para quase todos, cristãos e não cristãos. Trocam-se prendas, votos de paz e de amor… No entanto, num mundo onde as desigualdades são cada vez mais visíveis e se acentua o fosso entre os que têm tudo e os que nada têm, como alegrar o Natal dos mais necessitados? PARTILHAR UM POUCO DAQUILO QUE TEMOS E LUTAR CONTRA A INDIFERENÇA. ![]() Alunos, professores, funcionários e encarregados de educação a oferecer livros, mesmo usados, para distribuir por escolas muito carenciadas de países de língua oficial portuguesa. Colabora, colocando a tua oferta em caixas da Biblioteca sinalizadas para o efeito, a partir de Dezembro e até ao final de Janeiro. Bem hajas! ![]() ![]() Com tanto que fazer, só agora fazemos a abertura oficial de mais um ano verde na Escola Secundária de Bocage!!
Inaugurando este Blog no nosso ponto de encontro, convidamo-vos a juntarem-se a nós, aqui, e na nossa missão - a missão da humanidade - conhecer e cuidar da nossa Casa Terra! Como? Ideias não faltam, aguardem por nós. Contamos convosco!! |